Estrela do boxe brasileiro, Maguila, morre aos 66 anos
- Redação Em Pauta
- 24 de out. de 2024
- 1 min de leitura
José Adilson Rodrigues dos Santos, conhecido como Maguila, faleceu nesta quinta-feira (24) aos 66 anos. O boxeador enfrentava ETC (encefalopatia traumática crônica), uma condição com sintomas semelhantes aos do Alzheimer, mas causada por golpes repetidos na cabeça, comum entre ex-atletas do boxe. A informação foi confirmada pela esposa, Irani Pinheiro, durante o programa Balanço Geral, da Record.

Nos últimos sete anos, Maguila vivia em uma clínica em Itu, São Paulo. Ele lidou até seu falecimento com a "demência pugilística", uma doença neurodegenerativa progressiva e incurável, resultante dos inúmeros impactos recebidos ao longo de suas duas décadas de carreira no boxe.
Em uma entrevista exclusiva ao GE em 2022, Maguila comentou: "Quero mandar um abraço para todo o povo brasileiro que me viu lutar. Estou bem e fiquem tranquilos. Só não posso mais lutar, mas estou bem. Essa doença, que nem sei falar o nome, é difícil, mas quero que o povo saiba que estou tranquilo."
Irani Pinheiro também compartilhou na época: "O Maguila está bem. Ele tem uma doença degenerativa e progressiva, mas contamos com uma equipe que cuida dele 24 horas, garantindo uma melhor qualidade de vida. A cada dia, percebemos o carinho que as pessoas têm por ele."
Maguila teve uma carreira profissional entre 1983 e 2000, com um total de 85 lutas em 17 anos, acumulando 77 vitórias (61 por nocaute), sete derrotas e um empate técnico. Ele enfrentou grandes nomes como Evander Holyfield e George Foreman em lutas memoráveis.