top of page

Bolsonaro pode pegar até 68 anos de prisão pelos crimes apontados pela Polícia Federal

  • Foto do escritor: Gabriel Souza
    Gabriel Souza
  • 25 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) enfrenta três indiciamentos pela Polícia Federal (PF), que somam sete crimes diferentes e uma possível pena de até 68 anos de prisão. Os crimes incluem abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, organização criminosa, peculato, associação criminosa, lavagem de dinheiro e inserção de dados falsos.



O caso mais recente, registrado em 21 de novembro, aponta o suposto envolvimento de Bolsonaro em uma tentativa de assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A ação visava reverter o resultado das eleições de 2022 e garantir sua permanência no poder.


Em outro episódio, a PF investigou fraudes no cartão de vacina de Bolsonaro e de seus familiares, reveladas pela Operação Venire. Ele é acusado de associação criminosa e inserção de dados falsos, com penas que variam de um a 12 anos de prisão.


O terceiro caso envolve a tentativa de incorporar ao patrimônio privado de Bolsonaro joias recebidas como presente do governo saudita. Avaliadas em milhões de reais, as joias deveriam ter sido destinadas ao acervo do Estado brasileiro. Bolsonaro é acusado de peculato, associação criminosa e lavagem de dinheiro, crimes com penas entre um e 12 anos.


As investigações apontam que Bolsonaro teria ordenado o resgate ilegal das joias retidas na Receita Federal e autorizado a venda dos itens para conversão em dinheiro.


A Polícia Federal também concluiu que ele fraudou o próprio cartão de vacinação contra a Covid-19, delegando a execução do esquema ao então ajudante de ordens Mauro Cid.


Os crimes atribuídos ao ex-presidente envolvem penas pesadas:

  • Golpe de Estado: 4 a 12 anos de prisão.

  • Abolição violenta do Estado Democrático de Direito: 4 a 8 anos.

  • Organização criminosa: 3 a 8 anos.

  • Peculato: 2 a 12 anos.

  • Lavagem de dinheiro: 3 a 10 anos.

  • Inserção de dados falsos: 2 a 12 anos.


Até o momento, a Procuradoria-Geral da República (PGR) não apresentou denúncia ao STF em relação aos dois primeiros casos. Entretanto, a soma das acusações reforça a pressão legal contra o ex-presidente e a possibilidade de uma longa pena.

Se condenado por todos os crimes, Bolsonaro pode enfrentar uma das maiores penas já aplicadas a um ex-chefe de Estado no Brasil.

Comments


Em Pauta

"Seja bem-vindo ao nosso blog! Por aqui, a conversa é ampla: falamos sobre novidades, curiosidades, inovação, comportamento, lifestyle e tudo o que movimenta o mundo. Se está em pauta lá fora, vira assunto por aqui"

  • Instagram

Categorias + Comentadas

Institucional

INSCREVA SEU EMAIL PARA RECEBER

ATUALIZAÇÕES, POSTS E NOVIDADES

© 2025 Todos os direitos reservados a Cidades em Pauta |  PRODUZIDO CRIADO E DESENVOLVIDO, com EXPRESSÃO SITES

Expressão Sites
bottom of page